Ícone do site Empreendedor do Turismo

Estratégias de Venda com o Instagram para Turismo

Atraia mais clientes e venda mais viagens com boas práticas do Instagram para Turismo.

Não é nenhuma novidade que as redes sociais se tornaram grandes centros de promoção e venda, afinal de contas, com tantas pessoas conectadas diariamente, utilizá-las para esse propósito é algo inteligente e quase que obrigatório para o crescimento dos negócios.

Porém, mesmo havendo essa oportunidade gigantesca, ainda existem muitas empresas que não utilizam adequadamente técnicas do Instagram para Turismo, perdendo assim uma grande chance de vender mais.

Atualmente o Instagram está em alta, e é um caminho fácil e rápido para estimular as vendas dentro da Internet. Justamente por isso é fundamental que você descubra como utilizá-lo para vender mais pacotes de viagens, passeios, hospedagens, etc.

Confira este post que foi especialmente preparado para você entender mais e ter melhores resultados!

Para complementar essa leitura veja também o Post:

Redes Sociais no Turismo. Práticas para Alcançar mais Negócios

Como ter um bom Perfil Comercial no Instagram?

O primeiro passo para conseguir utilizar o Instagram para turismo adequadamente é transformar o perfil utilizado em um perfil comercial, ao invés de um perfil pessoal.

Para fazer isso você só precisa acessar as configurações do Perfil e então transformá-lo em comercial.

Fazer essa mudança lhe dará acesso a informações e métricas mais completas cedidas pelo Instagram, que certamente te ajudarão a tomar decisões mais inteligentes na produção de conteúdo e no desenvolvimento do seu negócio.

Outra grande vantagem dessa mudança é possibilitar que você faça anúncios segmentados através do Instagram, sendo esse um dos recursos mais vantajosos para estimular vendas.

Veja também as Ferramentas de Anúncios nas Redes Sociais e no Google 

Porém para tornar o seu perfil bom o suficiente é preciso seguir também algumas outras recomendações básicas.

Acompanhe!

19 tipos de postagens para aumentar o engajamento e as curtidas do perfil

Nesse vídeo, Samuel Pereira, um dos grandes especialistas da área, da boas dicas e sacadas de postagens para crescer seu perfil.

Boas práticas do Perfil do Instagram para Turismo

Utilizar o perfil comercial da forma certa implica que você realmente o ajustará como um verdadeiro perfil de negócios. Esqueça o amadorismo, a vontade de falar sobre assuntos que não são interessantes para sua audiência e até mesmo o “fazer por fazer”.

Aqui é preciso cuidado e atenção para que todos os aspectos do seu perfil sejam trabalhados da forma certa. Afinal, o que você quer é alcançar bons resultados em vendas o quanto antes, certo?

Analise as métricas

Ao criar um perfil comercial você terá acesso a métricas sobre acessos ao seu perfil, horários, idade dos usuários e outros dados.

Cada uma dessas métricas são muito importantes para que você consiga tornar o seu perfil mais profissional, adaptar seu conteúdo, e assim colher melhores resultados.

Às métricas vão te dar fundamento para definir estratégias e ações práticas, fazendo assim com que você possa tomar as melhores decisões possíveis.

Você precisa postar, atrair pessoas e usar o perfil de forma constante, para que dessa maneira o Instagram consiga fornecer os dados.

Use hashtags

O uso de Hashtags é altamente eficiente quando o assunto é promover o uso do Instagram para turismo e utilizá-lo de maneira profissional.

No entanto é necessário que haja bom senso em relação ao uso das mesmas, afinal de contas, as hashtags podem acabar poluindo a sua postagem quando utilizadas em excesso.

Recomenda-se que você utilize algumas Hashtags que estejam interligadas ao seu nicho, sejam amplamente utilizadas, e possuem diversas buscas dentro do Instagram.

Algumas fontes e especialistas recomendam entre 5 e 10 como um bom número para se utilizar, no máximo 15 caso seja um conteúdo mais extenso.

Dessa forma você irá fazer com que as pessoas te encontrem com mais facilidade.

Uma das melhores ferramentas para pesquisar e monitorar hashtags é a IQ Hashtag

A ferramenta tem versão gratuita e vale a pena conhecer!

Encontre bons horários para postar

Existem alguns horários onde suas postagens são naturalmente mais consumidas.

Isso acontece porque as pessoas costumam entrar no Instagram em determinados horários e, em um desses momentos elas verão alguns posts e irão curtir ou comentá-lo.

A sugestão é que você crie o hábito de postar seus conteúdos em horários diferentes para ver em qual hora seus seguidores tendem a ficar mais interessados no que foi postado.

Com a ajuda das métricas do Instagram será possível ver qual deles gerou mais resultados e, ao seguir tal método, você automaticamente irá garantir que o seu Perfil Comercial estará muito bem organizado.

Segundo o relatório da ferramenta Sproud Social, uma das líderes do segmento no mundo, os horários de maior engajamento em geral são apresentados abaixo: 

Melhores horários: quarta-feira às 11h e sexta-feira das 10h às 11h

Melhor dia: quarta-feira

Pior dia: Domingo

O Instagram é de propriedade do Facebook, que também possui padrões de uso global relativamente semelhantes, com pico de engajamento ocorrendo por volta do meio-dia da semana e menor engajamento nos finais de semana.

Olhando para o Instagram como um todo, o envolvimento mais consistente pode ser encontrado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O engajamento diminui todos os dias antes das 6h e depois das 21h.

Nesses links você pode ter acesso completo aos relatórios da Sproud Social de melhor horário das postagens nas redes sociais, e também outras estatisticas detalhadas do Instagram.

 

Agende suas postagens e automatize tarefas

Outra forma importante de otimizar um perfil comercial e usar o instagram para turismo é o agendamento.

Você não precisa ficar realizando postagens o tempo todo de maneira massiva. 

Crie uma linha editorial, defina os seus posts futuros e faça com que eles sejam criados em pouco tempo mantendo uma boa qualidade.

Em seguida, comece a fazer o agendamento dos seus posts, definindo quando eles vão ser publicados. Dessa maneira já será possível aliviar um pouco a carga de trabalho gerada pelo Instagram ao mesmo tempo que a qualidade é mantida. 

Para agendamento das postagens e gestão das mídias sociais veja aqui as ferramentas mais recomendadas:

Ferramentas de Gestão de Redes Sociais para Alavancar Resultados

Como vender viagens através do Instagram?

Para estimular mais vendas e usar melhor o Instagram para turismo é necessário algumas ações bem estruturadas, que se seguidas trarão uma grande melhoria nos resultados.

Confira:

Não venda o tempo inteiro

Os seus conteúdos não devem ter uma abordagem direta de oferta em todas as postagens. Afinal, o Instagram é uma rede social de interação e entretenimento, e ninguém quer acompanhar seu perfil Instagram para ver só promoções o tempo todo.

A maioria das pessoas querem poder curtir conteúdos de valor, e entretenimento que sejam interessantes na visão delas.

A ideia é postar fotos, vídeos, conteúdos de valor, iscas digitais, porém sem necessariamente ter uma abordagem direta de vendas. Eles devem ser relacionados ao seu produto e destino, causar desejo, mas não necessariamente fazendo uma oferta direta de pacote ou serviço.

Veja a diferença:

Pacote para Paris, compre já!

ou

Paris é uma das capitais mais interessantes e românticas da Europa para uma viagem em casal, etc, etc. Se você quer saber mais dicas  e conhecer os principais roteiros de viagem chame inbox.

Trabalhar as vendas de forma indireta e chamar para uma conversa é mais recomendado nesse caso.

Essa base de conteúdos irá atrair as pessoas e vendas.

Para você entender mais sobre marketing de conteúdo, e sobre como atrair novos consumidores de acordo com a jornada de compra é recomendável que você leia os outros artigos disponíveis no nosso blog.

Postagens nos Stories

Outra forma super interessante de usar o instagram para turismo e conseguir vender viagens é usando os Stories.

Os stories são uma arma poderosa, fáceis de serem assistidos, permitem a utilização de links externos e são mais interativos e dinâmicos.

Em relação aos Stories, seguem algumas ideias:

Experiência

Você pode compartilhar no Stories do perfil comercial da sua empresa as experiências que outros clientes estão tendo com suas viagens, e assim mostrar e estimular quais são as experiências que futuros clientes podem ter.

Novamente, os stories nem sempre precisam ter o objetivo de venda. O importante é que eles sejam feitos para chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se interessem pelas oportunidades.

Lindas paisagens e curiosidades dos destinos também podem ser compartilhadas para alcançarem mais pessoas.

Enquetes

Também existe a possibilidade de se realizar enquetes constantes para conseguir descobrir mais sobre a necessidade dos seus seguidores e também para gerar mais conteúdo.

As enquetes são simples, fáceis e práticas e você certamente deveria apostar nelas!

Outros recursos para engajamento

Também é possível liberar dicas para os seus seguidores, abrir caixinhas de perguntas e até mesmo liberar vídeos via Stories.

Com criatividade as oportunidades são inúmeras!

O ideal é ir fazendo testes até conseguir descobrir o que funciona melhor para o seu negócio!

Dicas rápidas de uso do Instagram para Turismo

Aqui você verá algumas dicas rápidas para vender viagens no Instagram. Confira!

Não basta apenas ter uma conta

Criar a sua conta é só o primeiro passo! 

É preciso começar a postar de maneira inteligente, ser consistente, criar conteúdos ricos e interessantes para o seu público e geri-la de maneira profissional.

Somente após isso é que o seu Instagram poderá lhe render frutos.

Qualidade é mais importante do que Quantidade

Sabe aquele perfil que posta 50x no mesmo dia e deixa a audiência cansada de tanta informação? Simplesmente não faça isso!

Se você quer entregar uma boa quantidade de conteúdo para as pessoas, você precisa garantir que ele realmente tenha valor para seu público.

Faça alguns vídeos curtos que chamem atenção

As pessoas gostam muito de consumir vídeos no Instagram e, inclusive são bastante utilizados para realizar convites e pitch de vendas dentro da Rede Social.

O ideal aqui é que você faça vídeos curtos com promoções e ofertas e os entregue para sua audiência, seja por intermédio do alcance orgânico e também com os anúncios.

Se relacione com os clientes

Não tente apenas vender por vender ou usar o Instagram como apenas mais um canal de vendas. O mais importante aqui é que você consiga criar uma boa conexão com a sua audiência.

Trate bem todos os seus seguidores, converse com eles, tire dúvidas e seja a empresa de viagens dos sonhos de qualquer um!

Acredite no alcance orgânico, mas não fique dependente dele

O alcance orgânico do Instagram é poderoso o suficiente para gerar novas vendas, porém o Instagram ganha dinheiro vendendo espaços de publicidade e a entrega das postagens orgânicas têm caído ao longo do tempo.

Você precisa apostar na produção de conteúdo, stories, gerar engajamento, utilizar Hashtags, e responder comentários e mensagens, porém começar a trabalhar com anúncios vai trazer um excelente poder de segmentação e alcance de público, e sem dúvida acelerar bastante seus resultados.

Isso fará com que o perfil cresça cada vez mais, conseguindo fazer vendas com mais facilidade.

Trabalhe com fotos de qualidade

Mostrar fotos do destino de viagem para os seus seguidores é uma forma muito simples e efetiva de engaja los e conseguir alcançar ótimos resultados com o seu perfil.

Não há dúvidas de que fazendo isso você conseguirá vender muito mais sem nem ao menos precisar “forçar” isso para a sua audiência.

Tenha uma bio poderosa

Crie uma Bio do Instagram que seja capaz de atrair a atenção das pessoas e deixe um link direto para o seu site ou alguma outra estrutura importante.

Existem boas ferramentas para você organizar sua Bio e aumentar a conversão dos seus links.

Conclusão

O uso do Instagram para turismo é muito poderoso e indispensável para alcançar mais clientes e potenciais viajantes.

Aproveite o potencial dessa ferramenta e alavanque seus negócios.

Conhece alguém que pode se beneficiar dessa postagem?

Compartilhe e nos ajude a tornar o turismo mais forte! 

Por: Redação

Equipe de redatores especializados em marketing digital, vendas e negócios

📢 Conecte-se nas nossas Redes Sociais:

💡 Veja também:

Estratégias e Ferramentas para Vender Viagens no YouTube

Conheça estratégias e saiba como utilizar o Youtube para vender ViagensTodas as redes sociais podem acabar se transformando em um grande canal de vendas quando usadas da maneira adequada, e com o Youtube não é diferente. Com toda a certeza você já conhece alguns...

💎 Acesse agora mesmo:

Lista de Ferramentas Online de Gestão, Marketing e Turismo

Isenção de Responsabilidade

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

👉 Achou esse conteúdo útil?

Envie para os amigos que possam se beneficiar!

Compartilhe no:

Sair da versão mobile