fbpx

Saiba como seu negócio pode aparecer nas primeiras posições do Google na sua região com técnicas de SEO Local no Turismo.

Utilizar o SEO local para turismo é uma boa maneira de aumentar as vendas dos seus serviços, sejam eles de passeios ou reservas de hotéis, principalmente neste período em que as viagens regionais são a grande tendência.  

Confira abaixo o que é essa estratégia, os benefícios e como colocá-la em prática.

O que é SEO Local?

O SEO local é uma série de estratégias de otimização para os buscadores, como o Google, e que tem o objetivo de melhorar o posicionamento de um negócio quando as pessoas procuram por soluções dentro de uma determinada região.

Sendo assim, ele é voltado para pesquisas que tenham o componente geográfico e é isso que o torna diferente do SEO que é mais falada.

O SEO local aumenta a visibilidade das empresas locais em um resultado de busca regional, e tem o objetivo de atrair mais consumidores e contribuir para uma reputação mais sólida da marca.

Como funciona o SEO Local?

Quando é feita uma busca dentro de uma região, o algoritmo do Google apresenta os resultados, mostrando empresas e negócios que estejam próximos da origem da pesquisa.

O intuito do mecanismo de busca é sempre trazer resultados mais relevantes para o usuário.

Quando alguém busca por um restaurante ou hotel no Google, por exemplo, o buscador entende que ela está procurando por opções que estejam próximas da região onde ela está.

Por isso destacar a localização entra como um fator muito importante para a exibição dos resultados, de modo que o usuário encontre rapidamente, nas primeiras opções, a resposta que foi buscada.

Para aparecer como uma sugestão ao usuário é essencial que você cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Existem situações em que o usuário nem precisa estar próximo e ainda assim o seu negócio aparece como solução. 

Quer um exemplo? 

Ao buscar no Google por “hotéis em salvador”, por exemplo, o usuário vai deparar com uma série de respostas que são dadas pelo Google. 

É óbvio que nesse caso a resposta é mais ampla e leva em consideração um espaço geográfico maior, assim você vai encontrar hotéis em vários pontos de Salvador.

No entanto, caso esteja no aeroporto de Salvador, por exemplo, e busque por hotéis, os resultados exibidos irão levar em consideração de forma mais precisa a localização do usuário. 

Quais os benefícios do SEO local no turismo?

O Google está cada vez mais ajudando as pessoas a explorarem as cidades, pois os usuários querem conhecer restaurantes, hotéis, serviços de passeios e muitas outras possibilidades quando estão em viagem.

Para alcançar essa finalidade, o buscador visa melhorar a experiência do usuário, dando as melhores respostas e mais precisas sobre as suas necessidades.

Dessa maneira, o SEO local acaba sendo uma oportunidade única de posicionar bem a sua empresa dentro de uma região, dando maior visibilidade para ela.

Por conta disso, existe uma série de benefícios nessa estratégia. Confira abaixo os principais e mais importantes!

Incentiva a tomada de ação

Na jornada de compra, as buscas locais estão muito próximas da última etapa e mais importante, a conversão da venda.

Quem busca por empresas de passeios no Google, por exemplo, pode estar procurando opções para se divertir com a família ou amigos no fim de semana. No caso de hotéis, a busca pode ser para aquele exato momento.

Diante disso, os resultados exibidos ajudam na tomada de decisão do cliente:

Incentive o usuário a entrar em contato, conferir avaliações, ver algumas fotos e entender como chegar ao local.

Caso a sua empresa esteja otimizada para o SEO local, por exemplo, é bem provável que a sua marca apareça entre os primeiros resultados e as chances de ser a opção escolhida pelo usuário é maior.

Aumenta a visibilidade do seu negócio na região

O SEO local para turismo permite que você posicione a sua empresa no Google dentro de uma busca regional, aumentando a visibilidade da sua marca.

A partir de uma maior visibilidade, a empresa passa a se tornar reconhecida, recebe mais visitas e contatos. Logo, isso tende a garantir resultados mais eficazes.

Atrai novos públicos

As buscas locais também são fundamentais para atrair novos públicos pois pessoas que já estão visitando a sua cidade e desejam contratar os serviços que você oferece, encontram a sua empresa como um dos primeiros resultados nas resposta do Google.

Assim sendo, o SEO local faz com que você seja exibido como uma solução para os clientes em potencial, sem necessidade de investimento em mídias.

Como fazer SEO local para turismo?

Como já mencionado, é preciso que você cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio.

Isso porque, essa ferramenta é usada quando se fala em buscas locais, uma vez que é dali que o buscador extrai as informações referentes a sua empresa.

Confira abaixo algumas dicas importantes de como fazer SEO local para turismo.

Google Meu Negocio para empresas de turismo

Faça o gerenciamento da sua marca no Google Meu Negócio

frequeneAo inserir a sua empresa no Google Meu Negócio, forneça todas as informações solicitadas.

Além disso, publique fotos e vídeos, pois isso pode ser um grande diferencial para a tomada de decisão do seu cliente.

Quanto mais completo é o seu cadastro, mais confiança o Google terá no seu negócio e assim passará a exibir a sua empresa a partir das buscas.

O Google Meu Negócio ainda conta com outras funcionalidades, como o espaço para as avaliações dos clientes e perguntas e respostas, onde os consumidores deixam suas dúvidas para que o estabelecimento responda.

Portanto, aí está uma boa oportunidade de interagir e responder os questionamentos mais recorrentes do seu público.

Outro recurso muito importante e que faz grande diferença nas vendas da sua empresa é o Google Posts, onde você consegue publicar novidades e informações sobre o seu negócio.

Desse modo, se você tem um hotel, por exemplo, é possível divulgar um pacote de diárias na promoção para o próximo fim de semana.

Mantenha os contatos atualizados

Em muitas pesquisas locais o usuário busca uma informação rápida, como a localização e o telefone, por exemplo.

O próprio Google está se esforçando para entregar aquilo que o usuário deseja, sem se perder em outros pontos que não são relevantes naquele momento.

Sendo assim, forneça todas as informações no Google Meu Negócio (telefone, endereço, horário de funcionamento, etc) para que a busca seja precisa e eficaz para o seu público.

Estimule as avaliações dos clientes

Google Meu Negocio para empresas de turismo

As avaliações são fundamentais para a tomada de decisão da compra pelo consumidor.

Elas mostram o que os demais clientes pensam acerca da sua empresa, e mostram mais confiança no momento de decidir por contratar ou não um determinado serviço.

Para o Google as avaliações também são cruciais, pois elas são vistas como opiniões sinceras dos usuários sobre a sua marca. Logo, quanto mais avaliações positivas a sua empresa tiver, melhor será o ranqueamento dela no SEO local.

Em função disso, é fundamental que você incentive os seus clientes avaliarem a sua marca no Google Meu Negócio.

É importante também responder os comentários, pois assim você mostra o quanto se importa com as opiniões dos seus clientes e incentiva os outros usuários a avaliarem a sua empresa também.

Faça marketing de conteúdo regional

Por fim, é interessante fazer marketing de conteúdo focado na região, pois isso posiciona melhor o seu site no Google e permite que você faça links para sua empresa no Google Meu Negócio.

Se você tem uma empresa de passeios turísticos em Recife por exemplo, publique conteúdos falando de dicas de passeios, o que fazer na região e programação das atrações.

Nesse caso, é fundamental fazer a utilização de palavras-chave que sejam capazes de atender as buscas locais. No caso do exemplo anterior, é possível usar termos como “o que fazer em Recife” ou “passeios em Recife”.

Conclusão

O SEO local para turismo é uma estratégia muito importante que tem foco em pesquisas locais.

Diferente do SEO tradicional, o intuito é trazer respostas rápidas e precisas dentro de uma região, por isso ele funciona muito bem para o nicho de viagens e turismo.

Thiago Cruz

Thiago Cruz

Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional.

Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing,  Vendas, e Tecnologia para Empresas de Viagem e Turismo.

Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo. 🤟✌️

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Veja também:

Como vender Viagens no YouTube

Como vender Viagens no YouTube

Conheça estratégias e saiba como utilizar o Youtube para vender ViagensTodas as redes sociais podem acabar se transformando em um grande canal de vendas quando usadas da maneira adequada, e com o Youtube não é diferente. Com toda a certeza você já conhece alguns...

ler mais
Produtos Digitais no Turismo: Quais as Vantagens e Como Fazer

Produtos Digitais no Turismo: Quais as Vantagens e Como Fazer

Veja como seu negócio pode ganhar com Produtos Digitais no TurismoAtualmente o mercado digital está no seu pico histórico, visto que cada vez mais as empresas e pessoas estão se habituando com esse tipo de estrutura e consumindo mais pela internet. Com o contexto da...

ler mais

Ferramentas para Colocar seu Negócio Online

Isenção de Responsabilidade

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

Achou esse conteúdo útil?

Compartilhe com os colegas do turismo e ajude o setor a evoluir!