fbpx

Chatbots no Turismo são ferramentas inteligentes para aumentar as vendas e melhorar a experiência do viajante. 

O mundo dos negócios está mudando cada vez mais rápido, principalmente por conta da transformação digital e do desenvolvimento de novas tecnologias e da internet.

Essas tecnologias impactam todas as áreas e um dos recursos que cada vez mais vem ganhando mercado são os Chatbots no Turismo, foco desse post.

Aqui você irá aprender sobre essa tecnologia, descobrindo como pode usá-la da no seu negócio.

Confira!

O que são Chatbots?

De forma simples os Chatbots são um tipo de tecnologia que permite que um ser humano mantenha um contato com um software em tempo real em forma de um diálogo.

Ou seja, o Chatbot é um robô que irá conversar com as pessoas de maneira inteligente e programada, adaptando a conversa conforme as necessidades daquele que está falando.

Esse recurso é um canal de interação automático, entre empresa e usuário para resolver questões rápidas e pontuais.

Em geral, essas respostas não acontecem através da existência de uma inteligência artificial, mas sim de uma resposta automática com base em uma solicitação específica prevista em um fluxo pré programado.

Isto é, para que um Chatbot possa funcionar é necessário que o mesmo seja previamente configurado para dar determinadas respostas para as perguntas que vão ser feitas.

Vale ressaltar também que os Chatbots são utilizados em estruturas como o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp, plataformas que já possuem larga utilização pelos usuários. 

A grande sacada é que o cliente não precisa acessar o site do estabelecimento ou baixar um aplicativo específico para “conversar” com o chatbot. Ele pode usar esses canais de comunicação que já utiliza no dia a dia.

O grande ponto aqui é que a automação dos chatbots pode ser usada de forma estratégica para a empresa nos momentos certos, complementar e dar suporte ao atendimento humano.

Isso acaba facilitando todo o processo de vendas e aumentando de forma significativa as chances de conversão.

O chatbot tem o objetivo de atender as perguntas mais repetitivas e “filtrar” as necessidades dos clientes para o atendimento humano, trazendo economia de tempo e dinheiro.

Quais as vantagens de se utilizar Chatbots no Turismo?

A seguir você poderá ver quais são as principais vantagens de se utilizar Chatbots no turismo.

Com esse conhecimento será muito mais fácil entender melhor e possivelmente fazer uso desse recurso.

Confira:

Oferecer atendimento 24/7

Conseguir reunir uma equipe de profissionais capacitados e suficientes para realizar um atendimento 24 horas por dia não é para qualquer empresa, principalmente para pequenas hospedagens.

Os custos para isso costumam ser elevados e nem sempre é necessário ou vantajoso. 

Contudo, ao se utilizar Chatbots acaba sendo possível oferecer um atendimento 24/7, mesmo que parcial. A partir desse tipo de atendimento os clientes podem ser prontamente atendidos com as dúvidas e solicitações mais frequentes que forem previamente programadas.

Imagine só, poder construir para o seu negócio uma estrutura de atendimento que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Esse atendimento pode sanar tanto necessidades de quem ainda não tem reserva, quanto de algum hóspede que está no local e precisa de informações.

É a oportunidade perfeita para conseguir aumentar os resultados de forma automática.

Atendimento ilimitado ao mesmo tempo

Pense no número de pessoas que poderá entrar em contato com o negócio na medida que a marca cresce, ou durante períodos de alta demanda.

Com certeza esse número pode ser muito grande, e pode essa demanda pode chegar ao mesmo tempo.

Agora imagine o grande trabalho que se terá para conseguir responder todas essas pessoas adequadamente com um atendimento de qualidade.

O aumento da demanda de atendimento pode trazer a necessidade de mais funcionários, e consequentemente mais custos. 

Com o Chatbot você poderá atender todas essas pessoas com um esforço bem menor e de maneira ilimitada, pois não importa o número de pessoas que conversam com o robô ao mesmo tempo. 

Assim as questões mais básicas serão resolvidas, e irá sobrar mais tempo para que os funcionários possam se dedicar a áreas mais importantes e lucrativas.

Além disso, em caso de necessidade, sempre será possível direcionar um profissional disponível para assumir a conversa com o cliente. Ou seja, o atendimento continuará eficiente, só que dessa vez será mais barato e prático!

Fornecer respostas na hora

O cliente irá mandar uma mensagem e no mesmo instante será respondido. As dúvidas mais frequentes serão sanadas e isso irá acelerar todo o processo para ele faça a compra.

Aliás, com essas respostas em tempo real existe uma grande chance de que o cliente fique ainda mais interessado e admirado com a eficiência do atendimento da empresa.

Auxiliar na jornada de compra

Muitas vezes o cliente terá uma certa dificuldade durante sua Jornada de Compra, e precisa buscar tirar as dúvidas mais gerais.

O uso do Chatbot ajuda nessa fase de forma rápida e eficiente.

Por exemplo, alguém que esteja buscando saber mais sobre a estrutura da hospedagem, serviços oferecidos, passeios e atrações, formas de pagamento, informações de como chegar, etc.

São respostas padrão que muitas vezes não tem necessidade de interação humana e o cliente só quer ser rapidamente respondido. 

Imagine quantas empresas deixam de fechar negócios pelo simples fato de não responderem os seus clientes a tempo? Com o atraso da resposta o cliente acaba procurando um concorrente ou até desistindo da compra.

Contudo, com o uso do Chatbot essa resposta será automática, o que proporcionará um resultado muito melhor. E caso seja necessário falar com um atendente, ele facilmente será direcionado para isso.

Atender em diferentes canais

Muitas vezes o custo de perder uma oportunidade de contato é muito grande. Principalmente nos dias de hoje onde os clientes entram em contato por diversas formas e buscam respostas rápidas para seus problemas. 

A partir do momento em que se começa a utilizar os Chatbots o primeiro atendimento fica mais rápido, e pode redirecionar o usuário para o canal mais conveniente.

Contatos feitos pelo site e redes sociais podem ser mais rapidamente atendidos, trazendo maior aproveitamento e conversão das oportunidades criadas.

Fidelizar seu cliente

Uma grande vantagem dos Chatbots no Turismo é a sua capacidade de fidelizar clientes com mais facilidade.

Porquê essa fidelização ocorre? 

Para começar, como ele sempre irá receber um atendimento muito rápido, isso irá eliminar grande parte dos possíveis problemas. 

Além disso, o Chatbot sempre o encaminhará para o local certo, o que irá melhorar a sua experiência e auxiliará no processo de fidelização.

Melhorar os processos internos

A partir do momento em que Chatbots são utilizados, toda a estrutura interna pode ser otimizada.

Isso acontece principalmente porque os Chatbots irão possibilitar que o fluxo de suporte ao cliente e atendimento repetitivo diminua, assim os funcionários podem focar os esforços em demandas que podem trazer mais resultados de vendas.

Além disso, recursos que antes estavam sendo desperdiçados podem ser remanejados de uma forma benéfica para a empresa.

Além disso os chatbots oferecem relatórios que facilitam a gestão do atendimento ao cliente e possibilitam aumentar a conversão em vendas.

Como utilizar Chatbots no Turismo?

Uma vez que você já saiba exatamente quais são as principais vantagens dos Chatbots, chegou a hora de descobrir como as empresas de turismo podem utilizá-lo, incluindo hotéis e pousadas, agências e operadores de viagem, entre outras.

Com esse conhecimento você será capaz de entender como aplicar esse tipo de inteligência no seu negócio, fechando mais vendas, melhorando a experiência dos seus consumidores e garantindo que eles consigam aproveitar ao máximo os seus serviços.

Veja a seguir quais são as melhores formas de se utilizar o Chatbot:

Canal de Reserva

O canal de reserva pode assumir diversas formas nas mais variadas plataformas, mas aqui vamos falar sobre como o Chatbot pode ser usado nesse caso.

Com a instalação do Chatbots nas redes sociais e site da empresa, será possível filtrar de maneira clara quais são as pessoas que desejam se informar daquelas que realmente querem fazer uma reserva.

Ao programar o Chatbot corretamente, ele automaticamente irá responder a pessoa e irá informar o devido caminho que a empresa utiliza para efetuar uma reserva.

A intenção não é eliminar o atendimento humano e deixar o processo de reservas com os chatbots, mas sim ter um robô que otimiza o processo e traz clientes devidamente interessados nas reservas. 

Sendo assim, o chatbot visa sanar as dúvidas e possibilitar que o cliente entenda e faça por si só parte do processo de reservas. Uma vez que ela esteja interessado, o Chatbots deve ser configurado para enviá-la a um formulário ou atendimento personalizado.

Isso não quer dizer que ele é ineficiente, mas sim que o fator humano sempre irá pesar no final das contas.

Dessa maneira o processo será mais efetivo, rápido e sofisticado. No fim, todos saem ganhando.

Engajamento antes da chegada

O Engajamento dos viajantes antes da viagem é muito importante para que a pessoa possa se sentir feliz e confortável a respeito de ter escolhido o seu negócio.

Nesse processo é muito comum ver pessoas com diversas dúvidas a respeito de como todo o serviço irá funcionar, quais atrações locais, e algumas outras coisas desse tipo.

Sendo assim, é uma possibilidade configurar o seu Chatbot nesse sentido, visando atender as pessoas de maneira rápida, e sem necessariamente comprometer o atendimento do setor de atendimento e reservas.

Uma vez que esse engajamento antes da viagem seja feito adequadamente, você pode ter certeza de que tudo ficará bem mais fácil, e o cliente estará mais consciente dos processos e possibilidades.

Serviços Extras

Também é possível automatizar através do Chatbot a apresentação dos serviços extras que não foram contratados inicialmente.

Quando o cliente fizer isso, ele será atendido pelo robô que estará pré-programado para apresentar as mais diversas opções de serviços que estão disponíveis.

Esse tipo de recurso pode provocar uma diferença bem significativa em toda a estadia do cliente, visto que ele com toda a certeza se sentirá muito confortável e terá respostas rápidas das opções que pode explorar, além de poder aumentar o ticket médio do cliente durante a estadia.

Promoções e Upsell 

Outra forma de utilizar chatbots no turismo e aumentar o rendimento é programando o envio de ofertas de última hora.

Aquele serviço que não foi reservado pode ser ofertado numa condição diferenciada para buscar aumentar o valor gasto do cliente, e gerar mais lucros para o negócio.

Entretanto, tenha atenção: é muito importante que essa estratégia faça sentido e vise melhorar a experiência do viajante.

Mensagens personalizadas

As mensagens programadas em um chatbot podem ser adaptadas conforme os dados e o perfil de cada hóspede, possibilitando a personalização de cada conversa. Afinal, não é porque se trabalha com um robô que o atendimento não pode ser personalizado.

Aplicações dos Chatbots no Turismo

O turismo proporciona vários tipos de serviços e o melhor uso dos chatbots depende de qual é o seu ramo de atuação.

Confira a seguir alguns modelos de negócios que podem se beneficiar dos chatbots no turismo:

Hotelaria

Nos meios de hospedagem, os chatbots ajudam não só na solicitação de reservas, mas também para informar sobre os demais serviços disponibilizados pela hospedagem.

Para facilitar o trabalho dos recepcionistas e manter os esforços em atividades mais importantes e lucrativas, o hotel ou pousada pode programar chatbots para interagirem com os hóspedes sobre o funcionamento dos serviços, como restaurantes, área de lazer, horário do café da manhã, solicitação de serviços, informações sobre check in e check out, etc.

Os assistentes virtuais podem inclusive dar dicas de como aproveitar a estadia na cidade, com roteiros e sugestões de passeios. O atendimento dá um grande salto de qualidade sem exigir grandes esforços e o cliente ganha novos canais de comunicação.

Agências e Operadoras de Turismo

As agências de turismo tem seu foco na informação e disponibilização de serviços, fornecendo pacotes de serviços, atividades, hospedagens, seguros, hospedagem, etc.

Uma das vantagens aqui é que o cliente pode se informar sobre procedimentos, roteiros e pontos turísticos antes mesmo de viajar, interagindo para conhecer mais sobre coom visitar o destino escolhido.

Outra possibilidade dos chatbots para agências de viagem é oferecer atendimento rápido e informações para emergências e imprevistos durante a viagem.

Chatbots para Destinos Turísticos

Os destinos turísticos também podem promover e dar suporte ao turismo local com o uso dos chatbots para se incluir na transformação digital e favorecer a experiência do viajante no destino.

Os assistentes virtuais podem dar suporte aos centro de informações turística, oferecendo informações sobre os roteiros e atrações do destino, estabelecimentos hoteleiros, agências, restaurantes, etc.

Outra possibilidade é promover o calendário de eventos da cidade e a produção de conteúdo sobre o destino.

Ferramentas para criação de Chatbots

➡️ Many Chat 

Ferramenta que permite criar um chatbot no Facebook Messenger e no Instagram.

Oferece diversos recursos  que permitem aumentar o engajamento do público, responder dúvidas dos consumidores mesmo quando você não estiver disponível, e aumentar muito as chances de fechar negócios.

➡️ ChatBot

O ChatBot ajuda você a se comunicar melhor com os clientes e impulsionar  negócios através de robôs com modelos prontos e fáceis de customizar.

A ferramenta se integra com outros mensageiros e com ferramentas de marketing.

➡️ Sirena

Ferramenta para atender no WhatsApp de modo centralizado e otimizar processos de atendimento ao cliente e vendas.

➡️ Octadesk

Plataforma com diversas funcionalidades para gestão de atendimento pelo whatsapp com foco em geração de leads e aumento de vendas. 

Conclusão

É importante que você entenda o uso do Chatbot. Esses robôs são como um atendente digital, que não dorme, atende quantas pessoas forem necessárias ao mesmo tempo, não faz nada do que não é programado, e pode ser utilizado quando conveniente para a empresa.

Esse recurso é um auxiliar de marketing, atendimento e vendas e não substitui o atendimento humano, ele é usado para facilitar e otimizar recursos.

Esse é um excelente recurso que vai de encontro as novas necessidades da transformação digital das empresas e das necessidades dos viajantes, e pode ajudar a aumentar as vendas e lucros dos negócios.

Thiago Cruz

Thiago Cruz

Profissional de Gestão, Marketing e Turismo

Aprendendo e compartilhando ideias e novidades sobre aceleração digital, e crescimento de negócios de Turismo na internet através da tecnologia e do marketing digital.

Atuo no mercado do turismo desde 2004, sou graduado em Turismo e Hotelaria, com MBA em Gestão Empresarial e sou formado como Guia de Turismo profissional.

Apaixonado por viagens, cultura, esportes ao ar livre e novas conexões. 🤟✌️

Tem alguma ideia? Vamos conversar!

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Veja também:

Estratégias e Ferramentas para Vender Viagens no YouTube

Estratégias e Ferramentas para Vender Viagens no YouTube

Conheça estratégias e saiba como utilizar o Youtube para vender ViagensTodas as redes sociais podem acabar se transformando em um grande canal de vendas quando usadas da maneira adequada, e com o Youtube não é diferente. Com toda a certeza você já conhece alguns...

ler mais

Ferramentas para Acelerar seu Negócio na Internet

Isenção de Responsabilidade

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

Achou esse conteúdo útil?

Compartilhe com os colegas do turismo e ajude o setor a evoluir!