fbpx

Conheça técnicas de produção de conteúdo no turismo para estimular os viajantes a comprarem

Na hora de produzir conteúdos no turismo, conhecer técnicas para estimular os viajantes a comprarem vai turbinar as vendas do seu meio de hospedagem, agência ou operadora.

Isso pode ser feito com ajuda de técnicas de copywriting.

Essas técnicas aplicadas ao turismo tem o objetivo de aumentar no potencial consumidor o desejo de adquirir seus pacotes de viagens e atividades. 

Confira abaixo 10 técnicas simples de copywriting que vão te ajudar a produzir conteúdos e estimular os viajantes a realizar uma compra.

O que é um copywriter?

Antes de ir mais fundo nessas ações e estratégias é importante que você entenda do que se trata um copywriter, que é um profissional que desenvolve ofertas e conteúdo com o objetivo de persuadir o leitor a tomar uma ação. 

Aqui especificamente, se fala em estratégias de comunicação que visam convencer os viajantes a fecharem negócio com a sua empresa e realizarem a compra dos seus serviços.

Para que os conteúdos sejam convincentes e gerem os resultados desejados, é preciso criar um discurso baseado no público desejado, na estratégia de comunicação que será utilizada, e na oferta que será feita.

Esse discurso pode ser veiculado em forma de texto, vídeo, áudio, posts nas redes sociais, etc

Leia também para complementar esse conhecimento:

Copywriting no Turismo: Estratégias de Persuasão para Vender Viagens

Com essas informações esclarecidas, veja abaixo 10 técnicas de copywriting para ajudar sua produção de conteúdo no turismo.

1 – Crie conteúdos para o seu Público Alvo

Um dos principais requisitos para criar conteúdos que estimulam os viajantes a comprarem seus serviços é ter bem definido o seu público alvo. 

Assim, você poderá determinar com exatidão quais assuntos essas pessoas estão interessadas e que tem relação com a sua oferta.

Se você pretende atender um público que gosta mais de resort e spas, por exemplo, é preciso adequar a comunicação para pessoas com esse perfil, com necessidades e desejos específicos.

Entendendo seu público fica mais fácil desenvolver uma comunicação que seja capaz de sanar as dúvidas e preocupações desses viajantes de modo assertivo.

Com esse detalhe já bem estabelecido, é o momento de ir em busca das palavras-chave para otimizar a sua copy para os mecanismos de buscas.

Para isso, você deve fazer uso de ferramentas que ajudam na melhor seleção dos termos mais pesquisados.

Para conhecer as melhores ferramentas para fazer pesquisas veja:

Assim, essa pesquisa é realizada a partir do volume de pesquisa, intenção e competição. Para ficar mais fácil determinar as palavras-chave para o seu conteúdo, faça a seguinte pergunta a si mesmo: o que o meu público deseja e como ele buscará no Google?

2 – Foque no estímulo sensorial

Uma das maneiras para estimular os viajantes através do conteúdo é focar nos sentidos do público.

Busque descrever a experiência levando em consideração todos os sentidos.

Assim, fale sobre a visão que o viajante terá ao chegar ao determinado local, o cheiro que ele irá sentir, mencione também a culinária, os sons e, claro as sensações.

Nesse caso, para conseguir converter rapidamente o seu público é interessante utilizar-se de descrições completas e bem detalhadas, que provoquem uma resposta emocional.

A partir disso, você consegue fazer com que o leitor passe a sonhar com essa viagem e tenha vontade para torná-la real.

3 – Fale sobre as experiências únicas da viagem

,Uma pesquisa realizada pelo Booking mostrou que cerca de 55% dos viajantes acreditam que a melhor parte de viajar é sair da zona de conforto.

Grande parte dos viajantes busca fazer coisas que normalmente não fazem ou que nunca fizeram antes para obterem experiências únicas.

Dessa forma, uma das maneiras de estimular os viajantes a agirem é despertando a imaginação dele para realizações e sensações diferentes durante a viagem.

Logo, sempre que for falar de uma cidade, atividade ou ponto turístico, busque mencionar a experiência que esse viajante irá obter.

Ao valorizar o que você vende, mostrando experiências novas e diferentes, você faz com que o viajante se sinta mais estimulado e confiante para comprar seus pacotes e serviços.

4 – Apresente novidades e oportunidades de aprendizado

A mesma pesquisa da Booking mostra que os viajantes cada vez mais estão em busca de experiências únicas e aprendizado.

Você pode implementar isso na sua produção de conteúdo no turismo falando sobre fatos interessantes e dicas úteis para incentivar o público a descobrir mais sobre o destino e optar por experiências mais autênticas.

Compartilhe informações que são pouco conhecidas, pois isso diferencia a sua empresa da concorrência.

Veja o que mostra a pesquisa:

  • As pessoas são mais propensas às viajarem para lugares com relevância histórica ou cultural;
  • 50% dos viajantes querem aumentar seus conhecimentos através das viagens.

5 – Crie antecipação

Uma das maneiras de estimular os viajantes a agirem é criar no leitor o sentimento de antecipação, ou seja, estimular nele previamente o desejo de conhecer aquele destino, buscando causar uma reação emocional.

Os sentimentos são partes importantes das experiências de viagens, logo é essencial causar o máximo de sensações positivas de uma futura viagem.

Desse modo, a dica é direcionar o leitor para os pequenos detalhes daquele destino, mencionando as sensações que ele vai ter e descrevendo ao máximo tudo que cerca aquela cidade ou ponto turístico, como:

  • As atrações do destino e a diversão que poderá ser vivida;
  • A gastronomia e os bons momentos das refeições;
  • A beleza da natureza e os momentos de contemplação.
  • As sensações que ele vai sentir e as diferentes experiências.

Foque sempre na comunicação que estimula os sentidos e o lado emocional.

6 – Fale sobre o prazer como estilo de vida

As pessoas viajam também com o intuito de recarregar as suas energias quando se sentem estressadas e cansadas da rotina. Logo, é interessante levar o seu público a pensar no prazer como estilo de vida, que pode ser atingido através de viagens.

Diante disso, mencione pontos e detalhes que façam as pessoas valorizarem a compra de experiências, como:

  • Vivência de momentos prazerosos ao lado de pessoas queridas; 
  • Recompensar a si mesmo pelos momentos de trabalho;
  • Conhecer novos lugares e aprender com novas experiências;
  • Recarregar as energias e descansar a mente;
  • Entre outras..

7 – Inspire a sensação de liberdade

Ao elaborar a produção de conteúdo no turismo buscando convencer os viajantes a agirem é importante que você inspire neles a sensação de liberdade, pois esse é um dos sentimentos mais buscados pelos turistas.

A correria do dia a dia e a tecnologia tornam as pessoas mais aceleradas e fazem com que elas não tenham tempo para os seus hobbies e desejos.

As férias trazem a possibilidade de experimentar um pouco de liberdade e você deve adicionar no seu conteúdo palavras que remetam a essa sensação.

8 – Mostre a oportunidade de conexão com outras pessoas

Mostrar a oportunidade de conexão com outras pessoas é uma das possibilidades para abordar na sua criação de conteúdo no turismo. 

Mencionar as oportunidades de conexão com os habitantes do destino e com outros turistas é um outro ângulo para apresentar a viagem.

Independentemente do perfil do viajante, a maioria das pessoas aprecia e gosta de interagir com outras e se divertirem.

Com isso em mente, cite as principais formas pelas quais o seu público poderá entrar em contato com outras pessoas (experiências em grupo, atividades, shows, danças, artesanato, entre outros).

Assim, a ideia de encontrar viajantes semelhantes faz com que as pessoas se interessem ainda mais pela experiência.

9 – Fale sobre a cultura local

O desejo de conhecer um lugar torna- se ainda mais intenso quando o viajante percebe que existem singularidades naquela cultura local, pois isso faz com que a viagem se torne ainda mais desejável e memorável.

Valorize no seu conteúdo a cultura do local e como ela inspira os viajantes, e acrescenta conhecimento e bem estar na vida deles.

Sem sombra de dúvidas os detalhes mencionados ficarão gravados na memória e o desejo de conhecer aquele destino também ficará marcado.

10 – Promova ofertas de última hora

Por fim, uma das maneiras de estimular os viajantes a agirem é incitando viagens de última hora. 

Afinal, nem sempre as pessoas têm tempo para planejar as suas viagens e aproveitam a primeira folga para viajar.

Crie estímulos para o que o público tome ação diante do desejo.

Para isso, uma sugestão é ofertar descontos limitados, enviar super ofertas de última hora, ou lembrar ao viajante um evento que ele não pode deixar de conferir.

Assim, você estará apelando para a emoção e usando gatilhos mentais da urgência e escassez, fazendo com que o leitor se torne um comprador.

Conclusão

Estas foram 10 técnicas de produção de conteúdo no turismo para estimular os viajantes a comprarem seus serviços.

Coloque em prática nos seus conteúdos e aumente suas conversões e o envolvimento com o seu negócio.

Thiago Cruz

Thiago Cruz

Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional.

Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing,  Vendas, e Tecnologia para Empresas de Viagem e Turismo.

Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo. 🤟✌️

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Veja também:

Estratégias e Ferramentas para Vender Viagens no YouTube

Estratégias e Ferramentas para Vender Viagens no YouTube

Conheça estratégias e saiba como utilizar o Youtube para vender ViagensTodas as redes sociais podem acabar se transformando em um grande canal de vendas quando usadas da maneira adequada, e com o Youtube não é diferente. Com toda a certeza você já conhece alguns...

ler mais

Ferramentas para Acelerar seu Negócio na Internet

Isenção de Responsabilidade

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

Achou esse conteúdo útil?

Compartilhe com os colegas do turismo e ajude o setor a evoluir!