fbpx

Atualmente, a Transformação Digital no Turismo se tornou um assunto de primeira importância para todos os empreendedores do setor. Afinal, com às mudanças impostas pela pandemia do Corona vírus e o crescimento do mercado online não há mais como negar que já é o presente e um futuro confirmado.

Um dos maiores problemas relacionados a isso é que muitos profissionais ainda não sabem exatamente o que fazer e por onde começar nesse processo.

Aqui serão comentadas algumas questões sobre a Transformação Digital no Turismo para contribuir que você seja capaz de implementá-la no seu negócio o mais rapidamente possível.

Confira:

O que é a Transformação Digital?

De forma simples, esse conceito traz a integração da tecnologia digital com os processos das empresas, que precisam se adaptar às novas tecnologias para obterem melhores resultados, maior produtividade, e se manterem competitivas no mercado.

A transformação digital traz a necessidade de repensar processos, modelos de negócios e a experiência de compra e entrega ao cliente por meio das novas tecnologias.

Aqui é preciso deixar claro que quando se fala de novas tecnologias, não necessariamente tem relação somente com Marketing Digital, mas também com a mudança de processos e da estrutura da organização.

Segundo estudo feito por uma das maiores empresas de consultoria empresarial dos Estados Unidos, a Mckinsey foram levantados 22 práticas em 4 dimensões que contribuem para a transformação digital das empresas:

Ainda, o estudo feito chegou a conclusão que as empresas com maior maturidade digital apresentam maior crescimento e melhor desempenho financeiro.

Sendo assim, não há como esperar que um negócio se desenvolva dentro do ambiente digital enquanto mantém uma mentalidade atrasada e totalmente baseada em processos fora do ambiente virtual.

Como a Transformação Digital impacta o Turismo?

O Mercado do Turismo não é uma exceção quando falamos da Transformação Digital. Assim como diversos outros negócios, o setor está sendo profundamente impactado por essa mudança.

Observe que os viajantes buscam, em todas as etapas da sua jornada de compra, soluções personalizadas, agilidade e rapidez nas respostas. 

A oferta de produtos e serviços online transferiu lojas físicas para e commerces que cada vez ganham mais espaço na preferência de compra dos consumidores.

Empresas já nascem completamente no ambiente digital, como é o caso das Agências de Viagem Online, Airbnb, Tripadvisor, etc.

O uso dos celulares representa um grande número de acesso e interações. Com isso, aumenta a necessidade da agilidade nas respostas, pois esse tempo de retorno impacta diretamente na conversão em vendas. 

Hotéis, operadoras, companhias aéreas já utilizam novas tecnologias para agilizar processos, otimizar recursos e oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.

Esses são alguns exemplos de como o mercado e às preferências do consumidor vem mudando. As empresas que não se adaptarem a isso perderão cada vez mais espaço e muito provavelmente terão dificuldades para se manterem abertas.

Portanto, entrar no processo de transformação digital não é apenas mais uma das possibilidades de fazer o seu negócio de Turismo crescer, e sim um fator fundamental para a empresa!

Leia também:

Ferramentas para Agências e Operadores de Turismo Receptivo

Softwares Hoteleiros para Melhorar a Gestão e Aumentar as Vendas

Importante saber sobre a Transformação Digital

Existem algumas informações importantes que precisam ficar claras sobre a transformação digital para que seu negócio esteja integrado nesse contexto.

Confira:

A transformação digital não é somente para grandes empresas

Entender isso verdadeiramente é o primeiro passo para que mudanças possam surgir. 

Enquanto houver a crença de que apenas grandes empresas devem fazer isso, o seu negócio nunca vai conseguir dominar o ambiente digital. Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar com a implementação de ações e uma cultura que privilegia o digital.

Valorização da experiência do cliente

A transformação digital não é um movimento que está acontecendo somente por conta das mudanças tecnológicas, mas também para melhor satisfazer as necessidades dos clientes modernos, que estão cada vez mais integrados as mídias online.

Segmentar melhor o público, ter uma abordagem mais personalizada para fidelizar essas pessoas, e fazer ofertas bem direcionadas são alguns aspectos que você deve ter em mente.

Sendo assim, se faz necessário conhecer muito bem o seu público, entender suas dificuldades e suas principais necessidades para criar e ajustar estruturas que possam ser adequadas.

Esse processo pode levar algum tempo para se materializar, mas certamente irá gerar bons resultados!

É preciso fazê-la passo a passo

A transformação digital de um negócio não acontece da noite para o dia. Esse tipo de processo costuma levar um certo tempo para acontecer, principalmente porque diversos aspectos precisam ser modificados dentro de uma empresa para que tudo possa dar certo.

De qualquer forma, o primeiro passo que deve ser dado é justamente obter a consciência da mudança, o entendimento a respeito do que deve ser feito, e o alinhamento com às estratégias de longo prazo do negócio.

Foque nas pequenas ações que podem ser realizadas no menor tempo possível. Em seguida. trace novos planos para conseguir ir cada vez mais longe.

Toda a empresa é responsável por esse processo

Muitas empresas acabam tendo a falsa impressão de que apenas o setor de Marketing é responsável pela Transformação Digital. Afinal, é esse setor que fica responsável por toda a comunicação e pelos mais diversos aspectos do negócio no que se diz respeito à atração de vendas por meio da tecnologia.

Contudo, a transformação digital é uma responsabilidade de toda a empresa e precisa de colaboração interna, se não houver uma junção de esforços será muito mais difícil conseguir bons resultados.

Desde o vendedor de uma empresa até o seu proprietário, todos devem fazer o maior esforço possível para conseguir mudar o curso da organização, adaptando-a ao mercado digital.

A orientação de consultores externos pode contribuir e acelerar o processo de transformação digital. 

É preciso ter atitude proativa

Enquanto a sua empresa apenas reagir ao que está acontecendo no resto do mercado ela sempre estará em desvantagem. 

Um dos pontos centrais da transformação digital é justamente ter muita iniciativa e assumir a responsabilidade pela mudança, agregando novas tecnologias, fazendo um uso mais eficiente das redes sociais e iniciando processos que podem impactar a vida dos clientes e o mercado como um todo.

5 erros cometidos pelas empresas de Turismo na Transformação Digital

Veja a seguir 5 erros que são frequentemente cometidos por empresas de turismo em um processo de transformação digital:

1. Comunicação fora de contexto

Não é nada incomum observar empresas que mantém uma comunicação totalmente fora de contexto, sem a menor segmentação ou consideração do nível de consciência do cliente.

Não é dificil de ver casos que os clientes estão interessados em uma viagem de família para alguma praia do Brasil e recebem ofertas de pacotes de casal para Paris sem nem ter cogitado ir para o exterior.

Pode dar certo? Sim, porém as chances são muito menores do que se fosse oferecido algo do interesse.

Enviar mensagens que estão fora do contexto e da zona de atenção do seu potencial cliente é na grande maioria das vezes uma demonstração de que sua empresa trata todos da mesma forma.

Leia também o post: 

Como Atrair Clientes para Vender Pacotes de Viagem. Dicas para Hotéis e Agências

2. Não ter um Cliente Ideal definido

Sem ter uma Persona fica bem mais difícil que um negócio consiga promover uma maior personalização das ações de comunicação.

Como você já sabe, para que haja uma transformação digital é necessário ter muita atenção para com o público, seus desejos e necessidades. Saber quem é o seu cliente ideal e quais são suas particularidades será fundamental.

Não ter uma Persona definida fará com que todo esse processo seja limitado e muito menos assertivo.

3. Não ter um nicho definido

Outro ponto que precisa ser mencionado aqui diz respeito aos problemas que não ter um nicho definido podem gerar para o seu negócio.

É muito mais difícil abranger todos os segmentos existentes no mercado de uma só vez. A concorrência para fazer isso é tremenda e você precisaria de uma estrutura gigantesca.

Justamente por esse motivo uma das melhores decisões que você pode tomar é escolher um nicho específico e então focar toda a sua atenção nele.

Isso facilitará sua comunicação, vendas e a própria gestão da marca como um todo.

4. Tentar vender o tempo todo

Ficar o tempo todo abordando o cliente somente com comunicações de vendas fará com que você seja ignorado por muita gente. 

Um dos grandes objetivos e vantagens da transformação digital é levar mais valor para os seus clientes, de forma que a venda acaba sendo uma consequência de todo esse processo.

Ao levar isso em consideração toda a sua comunicação seguirá um caminho completamente diferente, que certamente gerará bons frutos.

Para se relacionar de melhor forma e engajar o cliente, leia também o post:

Marketing de Conteúdo no Turismo: Guia para Atrair Compradores

5. Não utilizar os dados para a tomada de decisões

 feMuitas empresas acabam se guiando somente por achismos, ações de concorrentes e informações pouco fundamentadas. Elas acreditam que fazendo isso estão no caminho certo e assim conseguirão obter bons resultados.

Contudo, na maioria dos casos isso acaba levando a uma falta de clareza da situação e a um possível caminho de perdas.

Isto acontece devido a ausência de dados, pesquisas e indicadores que comprovem os resultados, o que naturalmente pode indicar que o resultado pode não ser tão verdadeiro quanto se imagina.

Dessa forma, a integração de processos digitais também busca a utilização de dados e indicadores para tomada de decisão.

Confira opções de ferramentas gratuitas para analisar seu mercado:

Ferramentas para Pesquisa de Palavras Chave e do Público Online

Como promover a Transformação Digital no seu negócio de Turismo?

Promover uma transformação digital no seu negócio de turismo é algo muito importante e que pode ser colocado em prática rapidamente.

Na verdade, o mais curioso sobre todo esse processo é que a transformação digital exige que você tome apenas alguns passos, que ao se somarem irão criar uma mudança significativa.

Veja como começar:

Comece entendendo perfeitamente o seu cliente

Primeiramente, busque conhecer o máximo possível o seu cliente.

Isso pode ser feito de muitas formas, mas as mais comuns são:

  • Entrevistando clientes atuais;
  • Fazendo uma grande análise de dados;
  • Conversando com prospectos;
  • Estudando padrões do mercado;
  • Contratando empresas especializadas em pesquisas.

Uma vez que tenha toda essa informação, tudo ficará mais fácil. Afinal, todas as ações da sua comunicação e vendas serão pautadas nos desejos dos clientes, o que não somente irá garantir uma eficiência maior da estratégia como também vai torná-la mais barata no longo prazo.

Se esse primeiro passo não for tomado corretamente, todo o resto acabará ficando comprometido.

Invista na mudança de cultura da empresa

Investir na mudança de cultura da empresa é importantíssimo, pois como você já aprendeu aqui, uma transformação digital não depende de apenas um único setor ou estrutura, mas sim de um esforço conjunto de toda a organização.

Para promover esse tipo de mudança da cultura muitas coisas podem ter de mudar no seu negócio, desde processos, metodologias, valores da empresa e assim por diante.

Contudo, todo esse esforço realizado agora certamente pagará o preço no futuro.

Quanto maior for o investimento nessa mudança, mais os funcionários estarão engajados em fazer tudo funcionar.

Incentive os colaboradores a participarem do processo

Os colaboradores são tão responsáveis pelo sucesso de uma organização quanto o próprio dono da empresa e muitas vezes é quem tem a maior visão dos processos operacionais da empresa e das percepções dos clientes. Em virtude disso, é recomendado que eles mesmos sejam o pilar central dessa transformação digital.

Promova a atualização dos processos Operacionais

Apesar de as mudanças na comunicação e marketing serem mais evidentes, a melhoria dos processos operacionais podem ajudar a realizar os trabalhos de maneiras mais simples e eficientes.

Alguns pontos para se observar:

  • Melhoria da comunicação interna; 
  • Agilidade no atendimento ao cliente nos canais de contato;
  • Integração de setores e melhor gestão da produtividade;
  • Ferramentas de automação de processos para evitar tarefas repetitivas;
  • Acesso a informações por meio virtual;

Ferramentas que vão te ajudar a otimizar processos operacionais, de marketing e vendas:

Ferramentas para melhorar a Gestão de Tarefas e Produtividade

Ferramentas de Automação de Marketing e Processos

Entregue muito valor para os clientes

Se você realmente quer promover uma transformação digital no seu negócio, comece a entregar muito valor para os seus clientes através de assistência e conteúdos ricos que realmente possam ajudar.

Não tenho medo algum de fazer isso. Até porque, tal ação apenas irá aproximar você dos seus clientes, resultando em novos negócios no futuro.

Conclusão

Agora que você já sabe alguns aspectos básicos para promover uma transformação digital no seu negócio de turismo, não perca mais tempo. Coloque seu esforço e isso certamente irá render grandes frutos para o seu negócio!

Você achou esse artigo útil? Compartilhe com alguém que possa se beneficiar dele.

Vamos juntos fazer o turismo mais forte!

Thiago Cruz

Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional (CADASTUR).

Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing,  Vendas, e Tecnologia para Empresas de Viagem e Turismo.

Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo.

Conecte-se nas nossas Redes Sociais

Veja também:

Ferramentas Simples e Rápidas para Receber Pagamentos Online

Ferramentas Simples e Rápidas para Receber Pagamentos Online

Definir as melhores ferramentas para receber pagamentos online é sempre uma preocupação comum entre os empreendedores. Afinal de contas, é necessário ofertar uma boa diversidade de formas de pagamento e é importante ainda que todas elas sejam confiáveis, seguras e com...

ler mais

Ferramentas para Colocar seu Negócio Online

Isenção de Responsabilidade

Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

Achou esse conteúdo útil?

Compartilhe com os colegas do turismo e ajude o setor a evoluir!