fbpx

Como criar um Blog de Viagem é um assunto que costuma envolver diversas dúvidas, e aqui a intenção é que você tenha maior clareza dos motivos e do processo de criação desse ativo para a sua empresa. 

Você vai entender como ele te ajuda a interagir com seus clientes e potenciais consumidores, contribuindo para que seu negócio tenha maior visibilidade online e uma forma inteligente de se relacionar com eles.

Além da interação, o blog te auxilia a se tornar uma autoridade nos temas abordados. E isso poderá te ajudar a manter seu negócio captando contatos e com as vendas em alta o ano inteiro.

Esse efeito positivo nas vendas pode ser conquistado se todo o conteúdo do blog for pensado estrategicamente para atrair seu público-alvo e a partir do conteúdo envolvente gerar vendas.

Para te ajudar a iniciar um blog para seu negócio de turismo, separamos algumas dicas e informações, continue lendo e confira!

Por que criar um blog de viagem?

Antes de te apresentar os passos de como criar um blog de viagem é importante que você saiba alguns motivos de investir nesse recurso.

Controle sobre o conteúdo

Quando se tem um blog, é possível ter mais controle sobre sua estratégia de marketing de conteúdo e a forma como ele irá chegar ao seu cliente.

Esse controle já não é possível em redes sociais, como o caso do próprio Facebook e Instagram, que são amplamente utilizadas, mas as regras com relação ao conteúdo das postagens sempre mudam.

Dentro do seu blog você é dono de seu conteúdo e garante que ele poderá ser exibido no formato editado por você, e a longo prazo, contribuindo para impactar seus leitores positivamente.

O mesmo não pode ser feito em um post do Facebook ou Instagram, porque se o conteúdo não respeita as regras ele passa a não ser mostrado espontaneamente para seus seguidores.

Investir em conteúdo no seu Blog é investir na sua propriedade online, e não na de terceiros, como é o caso das redes sociais. 

Permite o uso de Estratégias de SEO

SEO é um conjunto de técnicas de otimização, para que seu conteúdo esteja sempre entre os primeiros links que aparecem expostos nos resultados das pesquisas do seu público.

Isso é importante porque garante mais visibilidade para sua marca, contribuindo para que mais pessoas conheçam o seu trabalho e sejam atraídos por sua empresa.

Muitas pesquisas mostram que as pessoas possuem o hábito de acessar somente os primeiros links que aparecem como resultado de suas buscas.

É por isso que ter um blog implementando estratégias de SEO é uma maneira inteligente de se destacar entre os concorrentes e garantir mais visibilidade para a sua marca. E o melhor disso é que é uma estratégia orgânica, ou seja, você não precisa obrigatoriamente pagar para estar entre os primeiros links usando SEO em seu conteúdo.

Aqui é importante destacar que SEO é uma estratégia que gera bons frutos, mas dá resultados a médio e longo prazo, exigindo principalmente investimento de tempo na produção de conteúdo e nas corretas configurações do site.

 É um mecanismo para Atrair Público Qualificado

Podemos dizer que público qualificado são as pessoas que estão dentro do grupo de interesse da sua marca, ou seja, um grupo pertencente ao público-alvo geral da sua empresa e que é conduzido de forma inteligente pela sua Jornada de Compra do Viajante.

Quando o negócio de turismo mantém um blog sempre atualizado e com sua estratégias de Marketing de Conteúdo condizente com desejos, problemas e curiosidades de seu público-alvo, naturalmente isso irá atrair pessoas desse grupo para a página.

Isso contribui para que mais pessoas de dentro desse grupo conheçam a sua marca e se conectem com ela, o que é ótimo a longo prazo para converter em vendas.

Seu cliente também irá ajudar a divulgar

Quando você cria Blog de Viagem para o seu Negócio com um conteúdo interessante para o cliente ideal, é natural que seu próprio cliente divulgue esse conteúdo em seu grupo de amigos que possui os mesmos interesses.

É por isso que, um conteúdo de blog bem escrito contribui fortemente para a disseminação das ideias de sua marca a respeito de temas relacionados ao seu destino e serviços. O que pode te ajudar a atrair seu público que pensa da mesma forma e se identifica com o que está sendo dito.

Ainda, é muito mais fácil que alguém compartilhe um conteúdo interessante do que uma oferta direta.

Baixo custo

Após ter o seu blog configurado e com os posts em seu site, seu principal custo será o tempo de produzir o conteúdo ou contratar alguém para tal função.

O blog de viagem é uma estratégia de marketing de baixo custo e alto potencial de geração de contatos e conversão, além de ser uma base do seu conteúdo que poderá ser divulgado nas suas redes sociais e e-mail marketing. 

Ajuda a construir Autoridade

Ter um blog de viagem falando sobre a sua região e sobre turismo em geral ajuda a construir autoridade para sua marca.

Autoridade nada mais é que a credibilidade que as pessoas percebem do seu negócio. Quando a sua empresa se posiciona como especialista em determinada área e passa a ter esse reconhecimento do público, a empresa passa a ser autoridade naquilo.

Pensando nesse aspecto, é uma grande vantagem ser autoridade na sua área, para que as pessoas reconheçam a sua marca como a mais interessante do segmento e se interessem em fechar negócio.

Se um leitor de sua página decide viajar para a sua região, ele provavelmente terá o desejo de ter uma das experiências que leu em sem blog, destacando a sua marca dos demais concorrentes e aumentando as chances de converter seu leitor em cliente.

Mas como criar um blog de viagem?

Agora que já apresentamos alguns pontos que exemplificam os motivos pelos quais você deveria utilizar esse recurso para o seu negócio, é importante entender como criar um blog de viagem e iniciá-lo.

Estrutura do Blog

Defina o nome do seu blog

A primeira coisa é saber se você já tem um site próprio que te permite incluir o Blog dentro do seu endereço URL. Caso sim, a tendência natural é que seu blog acompanhe o nome da sua empresa.

No caso de negócios que ainda não tenham site próprio esse é um passo fundamental e então é por aí que você precisa começar. 

Comprar um domínio ou registrar um domínio é um processo pessoal, mas é importante ficar atento a algumas dicas:

  • Escolha um nome de blog que tenha a ver com o nome da sua empresa ou com o conteúdo que você vai abordar. 
  • Escolha um nome de blog curto e fácil de decorar, de lembrar. 

A maioria das empresas de hospedagem facilitam este processo de comprar seu domínio já integrado no serviço.

Escolha seu serviço de Hospedagem

Assim que você escolher um nome para o seu blog, o próximo passo em aprender como criar um blog de viagem será registrar um domínio e contratar uma empresa de hospedagem.

O mercado de web hosting é competitivo com excelentes provedores e diferentes planos que se adequam a várias necessidades.

Facilita muito ter uma hospedagem que tem a plataforma e suporte em Português para tornar mais fácil a instalação do site, e ter um suporte mais fácil para futuras necessidades.

Algumas das mais tradicionais do mercado com suporte em português que você pode utilizar são:

Leia também o post: Onde contratar Domínios e Hospedagens para Sites

Escolha uma Plataforma para gerenciar seu Conteúdo

Existem muitos softwares para criar e gerenciar um blog, mesmo se você não tem experiência em desenvolvimento web. 

Você tem muitas opções de softwares para escolher, e aqui o foco é apresentar opções com base em critérios de facilidade de criação. Conheça!

 

Word Press

Esta é a opção mais famosa e popular, escolhida por mais de 30% dos sites em toda Web. O WordPress é uma uma plataforma fácil de usar, mesmo se você ainda está aprendendo como fazer um blog de viagem.

Leia também: Temas e Plugins do WordPress para Sites de Viagem

Wix

O Wix oferece aos usuários da web a possibilidade de criar um site profissional, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design.

Web Flow

Construtor de sites visuais, responsivos e profissionais. Nenhuma codificação é necessária e você pode criar um site inteiramente do zero ou começar com um dos templates disponíveis. Pela sua facilidade é uma boa opção para quem não tem muito conhecimento e quer construir as próprias páginas.

Web Node

Forma fácil e rápida de criar um site que te permite começar de forma gratuita. 

Ulisite

O Ulisite é uma ferramenta que traz o conteúdo das suas redes sociais e transforma em um site. É uma plataforma simples e que te permite fazer uma página de apresentação em 5 minutos.

Dicas na criação do seu Blog 

Tenha cuidado com a estética

O blog representa os conteúdos e valores da sua empresa de turismo, sendo importante ter cuidado estético com a imagem desse blog.

Se a página parece muito amadora e pouco personalizada, isso pode repelir aquele cliente que é mais exigente.

O ideal é gastar um tempo da sua produção de conteúdo enriquecendo a página com fotos e deixando o visual mais profissional, organizado e com design moderno.

Além disso, a própria forma como o texto fica distribuído visualmente te ajudará ou não a divulgar seu conteúdo.

Se o texto é um enorme bloco de palavras, sem divisões, sem imagens e sem outros recursos que atraem o olhar, sua página poderá perder leitores.

O conteúdo deve ter um design pensado para atrair, de maneira que as pessoas sintam interesse por ler o que está escrito.

Enriquecer seu conteúdo com vídeos, imagens, colocar mapas da região que está citando e muitos outros recursos te ajuda a manter o leitor interessado pela postagem. Os recursos interativos são enriquecedores e demonstram a sua preocupação com a experiência do leitor.

Defina seu público alvo

Para ter um blog de sucesso no seu segmento, é preciso iniciar o processo pela pesquisa a respeito do seu público-alvo.

Entendendo inicialmente quem são as pessoas para as quais a sua marca precisa falar, quais são suas dores e quais são seus interesses.

Somente entendendo esse perfil de público é que sua empresa será capaz de escrever de maneira que possa dialogar com os interesses dessas pessoas.

O conteúdo sempre deve ser voltado para as curiosidades, medos e interesses de seu público-alvo, visando atrair essas pessoas e fazer com que elas se identifiquem com a marca.

Tenha regularidade nas postagens

Para alcançar resultados efetivos e mais rápidos com seu blog e estratégia de conteúdo, é importante estabelecer os dias em que os conteúdos serão postados e ter consistência

Aqui mais importante do que quantidade, é a qualidade e regularidade das postagens. Os atrasos e ausências não são bem vistos por seu público e nem pelos algoritmos dos buscadores, que valorizam a regularidade. 

Assim, é importante adotar uma postura profissional com relação ao seu conteúdo e manter a divulgação sempre impecável em seus prazos.

O ideal inclusive é que na hora de produzir suas postagens, você faça um cronograma tendo sempre alguns textos reservas para as próximas postagens. 

Isso faz com que em situações emergenciais sua página continue com as postagens adequadas mesmo que você não possa produzir o conteúdo novo dentro do seu cronograma inicial.

A empresa sempre deve ter posts salvos e prontos para serem postados, para não correr o risco de passar uma imagem de pouca credibilidade ou de que não tem compromisso com seu conteúdo.

Não tem habilidade para escrever? Contrate profissionais!

Se você percebe que não tem habilidade ou tempo para escrever para atrair seu público, a contratação de um ou mais profissionais de redação é uma boa alternativa.

Contratar mão de obra capacitada para manter seu blog de viagem sempre atualizado é uma maneira de investir nesse tipo de propaganda de seu negócio.

Com um profissional a frente de seu conteúdo, naturalmente ele será melhor otimizado e produzido de acordo com as suas expectativas.

E isso obviamente impacta nos resultados obtidos, uma vez que o profissional tende a ser experiente na área e por isso, seu blog já inicia com mais expertise sendo aplicada ao conteúdo.

Existem algumas plataformas online que você pode contratar profissionais freelancers especializados em definir as melhores pautas e produzir artigos para seu blog.

Veja aqui: 5 Melhores Plataformas de Freelancers

Essas são opções mais baratas, mas você deve saber determinar bem o que quer com seu projeto e avaliar a qualidade da prestação dos serviços.

Caso tenha interesse em desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais robusta e profissional o indicado é que você busque empresas especializadas.

     Preocupe-se em oferecer fotos originais

    Para se tornar uma autoridade no tema, vale a pena investir em fotografias originais e de qualidade

    Esse cuidado contribui para que a autoridade sobre o tema seja criada, mostrando para seus clientes e leitores o seu cuidado em passar imagens reais e de qualidade dos destinos e serviços que tem relação com seu negócio e conteúdo.

    Não é indicado usar fotos da internet que tenham direitos autorais, procure banco de imagens gratuitos ou faça um assinatura para colher as fotos de terceiros que precisar.

    Mantenha contato com os clientes

    De nada adianta ter os melhores conteúdos sobre viagem e turismo e não divulgar o conteúdo, deixando de receber leitores todos os dias!

    Por isso mesmo, é importante aproveitar que está lançando um blog para manter contato com seus clientes antigos, informando da novidade e pedindo para lerem o blog.

    Esse contato ajuda na fidelização das pessoas em relação a sua marca, afinal, você está falando com clientes que já visitaram seu estabelecimento e precisam ser lembrados sobre como foi uma experiência maravilhosa.

    Quando iniciar um blog de viagem para o seu negócio?

    A melhor hora de começar um blog é aquela em que sua empresa toma consciência da importância dessa estratégia. 

    Se existem algumas horas livres na sua agenda, seja para criar ou contratar um terceiro, o melhor momento para iniciar é justamente agora, quando você já entende a importância dessa estratégia e está inspirado a começar.

    Deixar para depois é perder oportunidades e investir no seu patrimônio!

    O mercado de turismo está cada vez mais digital e os consumidores cansados de publicidade forçando vendas, dessa forma criar um blog é uma forma de criar uma estrutura própria e poderosa para valorizar seu negócio.

    Aproveite todo o seu novo conhecimento sobre esse universo e estude ainda mais para construir um blog com a identidade da sua empresa. Ser original é um grande diferencial nesse segmento.

    Não deixe para depois! 

    Aproveite para melhorar ainda mais seu blog e fazer postagens que sejam as mais informativas possíveis. 

    Lembre-se que o leitor deseja conteúdos que são ricos e relevantes, traga informação e mantenha um conteúdo de qualidade sempre atualizado, em poucas postagens você já poderá começar a perceber a interação com seu público se iniciando.

    Lembre-se, seus conteúdos devem ter objetivos definidos, e o que você quer no fim das contas é gerar vendas, então seja criativo, gere valor, mas não desvie do seu objetivo principal.

    Thiago Cruz

    Thiago Cruz

    Especialista em Gestão de Negócios e Marketing no Turismo

    Bacharel em Turismo e Hotelaria com Pós Graduação em Gestão Empresarial, e Guia de Turismo profissional.

    Engajado nas melhores praticas da Transformação Digital do Turismo, Gestão, Marketing,  Vendas, e Tecnologia para Empresas de Viagem e Turismo.

    Apaixonado por viagens, cultura, música, esportes ao ar livre e montanhismo. 🤟✌️

    Conecte-se nas nossas Redes Sociais

    Veja também:

    Produtos Digitais no Turismo: Quais as Vantagens e Como Fazer

    Produtos Digitais no Turismo: Quais as Vantagens e Como Fazer

    Veja como seu negócio pode ganhar com Produtos Digitais no TurismoAtualmente o mercado digital está no seu pico histórico, visto que cada vez mais as empresas e pessoas estão se habituando com esse tipo de estrutura e consumindo mais pela internet. Com o contexto da...

    ler mais

    Ferramentas para Colocar seu Negócio Online

    Isenção de Responsabilidade

    Apesar do esforço para garantir a qualidade das informações, nenhum conteúdo oferece garantias de resultados e não devem ser considerados como única fonte de consulta.

    Ao navegar nesse site você concorda com a Isenção de Responsabilidade, Política de Cookies, Politica de Privacidade e Termos de Serviço.

    Achou esse conteúdo útil?

    Compartilhe com os colegas do turismo e ajude o setor a evoluir!